sábado, 2 de agosto de 2014

Rui: PT vai à PGR contra Aécio por pouso em Cláudio

Rui: PT vai à PGR contra Aécio por pouso em Cláudio

O Partido dos Trabalhadores deve ingressar com uma nova representação contra o senador Aécio Neves (PSDB-MG), depois que o candidato tucano confirmou, nesta quinta-feira, em artigo publicado na Folha de S. Paulo, ter pousado no aeródromo de Cláudio (MG). A informação foi dada no fim desta tarde pelo presidente do PT, Rui Falcão. "Os detalhes estão sendo discutidos pela coordenação jurídica da campanha", disse ele. Segundo Rui Falcão, houve a confissão de uma irregularidade.

No artigo publicado na Folha, Aécio reconheceu o "equívoco" de não ter checado junto à Agência Nacional de Aviação Civil a situação do aeródromo. Como o aeroporto não foi homologado pela Anac, pousos e decolagens no local seriam ilegais. Adversário do PSDB em Minas Gerais, o candidato petista Fernando Pimentel afirmou que a pista é "clandestina".

A campanha tucana também distribuiu informações sobre o caso nesta quinta-feira. Leia abaixo trechos da entrevista de Aécio:

Sobre o aeroporto de Cláudio.

[Sobre] a obra do aeroporto falo com o maior prazer. Uma obra importante para a região, vai estimular o desenvolvimento de toda aquela região, não apenas a cidade de Cláudio. Assim como as milhares de obras que fizemos foram obras importantes, planejadas. Então, não tenho dúvida de que o tempo mostrará a correção da obra, a transparência com que foi feita. O Ministério Público mostrou isso.

O nosso exemplo em Minas Gerais, o nosso governo, é algo para ser seguido em todo Brasil, em absolutamente todos os aspectos. A nossa ação planejada ao lado do nosso governador, futuro senador Antonio Anastasia, é reconhecida pelo Banco Mundial e por outros organismos internacionais como benchmarking, como referência daquilo que deve ser feito na administração pública. Me orgulho muito de tudo que fizemos aqui, e vamos caminhar com muita serenidade e com muita firmeza, dando as explicações sobre quaisquer temas que surjam. É papel do homem público fazer isso, mas com muita serenidade, muita tranquilidade. Estou me preparando para vencer as eleições e governar o Brasil em nome da ética, da decência e da eficiência.

Sobre o uso do Aeroporto.

A obra foi corretíssima, eu não me furto a responder sobre esse assunto. A obra foi planejada, como milhares de outras obras feitas em Minas Gerais. O que há, na verdade, é uma grande demora da Anac para fazer essas homologações. E foi de forma inadvertida [o uso da pista], não me preocupei efetivamente em saber se havia ou não homologação da pista. Isso é um erro, eu assumo esse erro. O que é essencial é que é uma obra pública feita em benefício de uma comunidade importante e um grande centro industrial para os mineiros.

Esta seria a segunda ação do PT contra Aécio em razão do aeródromo. A primeira foi protocolada há dez dias. Leia abaixo:

PT CONFIRMA AÇÃO CONTRA AÉCIO POR AEROPORTO

Coordenação jurídica da campanha da presidente Dilma Rousseff decidiu que irá entrar nesta terça-feira com uma representação por improbidade administrativa no Ministério Público de Minas Gerais contra o candidato do PSDB, Aécio Neves; ação se deve a denúncia publicada pela Folha de S. Paulo neste domingo de que o tucano, quando governador de Minas, construiu um aeroporto com recursos públicos em terras que pertenceram à sua família; presidente do PT, Rui Falcão, disse ontem que o senador "usou o governo de Minas Gerais como extensão de suas propriedades"; senador atribuiu a reportagem ao "período eleitoral"; Anac vai investigar pousos e decolagens em área ainda sem autorização para ser usada

247 – O comitê da campanha da presidente Dilma Rousseff decidiu, na tarde desta segunda-feira 21, entrar com uma representação por improbidade administrativa no Ministério Público de Minas Gerais contra o candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves.

A ação, que deve ser apresentada nesta terça-feira, tem como base denúncia da Folha de S. Paulo publicada neste domingo acusando Aécio de ter construído, no segundo mandato de seu governo em Minas, um aeroporto com quase R$ 14 milhões de recursos públicos em uma propriedade que pertencia ao seu tio, no município de Cláudio.

Nesta segunda-feira, durante visita ao Santuário Nossa Senhora da Piedade, em Caeté, na Grande Belo Horizonte, o presidenciável minimizou a denúncia, atribuindo-a ao "período eleitoral". "Não podemos aceitar é que em razão da proximidade eleitoral se deturpe fatos", disse o tucano.

Ontem, o presidente do PT e membro do comitê presidencial de Dilma, Rui Falcão, acusou Aécio Neves de "usar o governo de Minas Gerais como extensão de suas propriedades" e de não distinguir o "público do privado". Aécio publicou respostas à reportagem pelas redes sociais.

Anac vai investigar pousos e decolagens em aeródromo

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) vai investigar se há registro de pousos e decolagens no aeródromo construído durante o governo de Aécio na cidade de Claúdio. Isso porque, de acordo com a agência, não há autorização para o uso da estrutura, uma vez que a pista ainda não foi liberada pelo órgão de fiscalização.

De acordo com a reportagem da Folha, o aeródromo foi construído em um terreno que já pertenceu a Múcio Guimarães Tolentino, tio-avô de Aécio e ex-prefeito do município de Cláudio. A matéria traz relato de um primo que afirma que Aécio usa o aeroporto toda vez que visita a cidade.

A Anac deu dez dias para o governo de Minas e a prefeitura se pronunciarem sobre o caso e investigará se houve operações clandestinas no local.


Nenhum comentário:

Postar um comentário